Redes do Projeto LVR

Na conectividade dos micros do ambiente virtual com redes reais foi usada a funcionalidade Java para interação com redes TCP/IP, através de um esquema conhecido como Sockets, implementando um método semelhante ao do Network Address Translator, NAT o que permite a conexão da rede virtual com redes reais, usando apenas o endereço de rede do computador que executa o protótipo.

Para a estrutura física de conexão, arquitetura e topologia dos hosts do LVR optou-se por deixar esta primeira versão em aberto, fazendo com que a rede possa pertencer a uma arquitetura qualquer, como Ethernet ou Token Ring, de estrutura com ou sem fio. Já para estrutura lógica, optou-se pelo protocolo TCP/IP, que é padrão para a Internet.

Outro fator a ser citado é quanto à ligação dos hosts à rede, onde todos estão conectados a uma mesma rede física. Entretanto, devido às características do TCP/IP, e da maioria dos protocolos de comunicação, mesmo que todos os hosts estejam ligados a uma única rede física, estes podem pertencer a redes lógicas diferentes, fazendo com que num único ambiente físico possa conter um ou mais ambientes lógicos.

.

Free Web Hosting